terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A inspiração do Nome

Vamos explicar de forma sucinta a origem do nome do blog.

Primeiro vale constar que sou fã dos estilos artísticos denominados clássico e neoclássico, o que me inspira a recorrer constantemente a elementos gregos e romanos (mais o primeiro que o segundo, diga-se).



Então, segue:

1- Neo vem do grego "novo".

2- Geographiká é a obra máxima de Estrabão, um historiador, filósofo e geógrafo grego. É esta obra, inclusive, que vai batizar a ciência conhecida por todos nós como "Geografia" - Geografia, por sua vez, vem do grego "Descrição da Terra" (geo = Terra; grafia = descrição, escrita).
A obra Geographiká (ou, simplismente, Geografia) foi escrita originalmente em 17 volumes (livros), e pode ser vista como uma enciclopédia do conhecimento geográfico do início da Era Cristã (sua primeira edição é de 7 a.C). Com exceção do Livro VII, a obra chegou completa até nossos dias e cobre todo o mundo conhecido pelos gregos e pelos romanos por volta do Século I.
3- Sendo assim, o nome é uma apenas uma brincadeira, como se estivéssemos produzindo, coletivamente, uma NOVA (Neo) edição de Geographiká. Só que em português, na Internet e com um mix de textos de diferentes naturezas.
Abs,
Prof. Fábio

Ps: aos engraçadinhos que me acham presunçoso por estar "se propondo" a atualizar uma obra tão fantátisca, lembre-se: é uma BRINCADEIRA! Logo, sei que não é uma atualização de nada e sim o meu pequeno Blog.
Ps2: Tenho semancol... rsrs

2 comentários:

  1. Fábio, o vídeo que eu te falei chama-se - algo errado na educação - fácil de achar no yuotube não sei se esta é a segunda postagem, não entendi direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Sim, esse é o seu segundo comentário, na segunda postagem do blog... rsrs
      Em todo caso, obrigado pela dica!
      2- Aliás, você viu os vídeo que eu falei?
      Abs!

      Excluir